8 de mai. de 2010

What's About? | Happy Mommy's Day!

Boa tarde, florzinhas do meu jardim preferido. Hoje eu acordei inspirada, tão feliz e me lembrei: domingo agora é dia das Mães. Entrei em desespero porque eu sempre me esqueço do comprar o presente para a minha, mas já providenciei. Aliás, para quem fez a mesma coisa que eu, dou a dica: a loja O Boticário está repleta de perfumes magníficos e com um preço bem legal! Bom, o post de hoje não tem Tira-Dúvidas, quer dizer, pelo menos não esse! Vim aqui para conversar com vocês, como eu fiz da primeira vez. E o assunto de hoje é... MÃE! Sim, aquela pessoa que pega no seu pé, que entra no seu quarto de segundo em segundo para mandar você desligar o computador, aquela que reclama das suas notas e quando você diz "mas a turma inteira foi mal na prova" ela diz que não é mãe da turma inteira. Mãe só muda de endereço, amigas! É assim mesmo, com milhares de personalidades diferentes, mãe é como uma profissão. Elas exercem o mesmo papel, cada uma a sua forma.

Ser mãe dá muito trabalho. E olha que eu não sou mãe, eu simplesmente vejo isso. É que... acho um grande erro nós, filhas, não repararmos isso. Fato que todas nós já brigamos com nossas mãe, mas a maioria de nós nunca parou para analisar o que é ser mãe. Primeiro começa quando elas descobrem que estão grávidas... Tá, a gente sempre vê todo mundo feliz e dando festas iupi! mas não é só isso. Na cabeça delas, elas só conseguem pensar se vão ser boas mães, se nós vamos ter orgulho delas (vocês acreditam nisso? eu sinto tanto orgulho da minha mãe e o que eu mais desejo é que ela sinta isso por mim, enquanto a única coisa que ela quer é que eu sinta orgulho dela!), se elas vão conseguir criar o filho... E quanto as dores? Nossa, quem nunca ouviu uma grávida fazendo um esforço enorme para dizer que está tudo bem enquanto ela está na verdade, com dores insuportáveis? E na hora do parto, algumas encaram a dor de ter o filho de parto normal e dizem que este foi o momento mais feliz da vida delas, mesmo tendo quase morrido com cada contração. Isso é só o início...

Depois vem os primeiros meses acompanhados das noites mal-dormidas e o medo de perder aquele pequeno ser é tão grande que elas não descansam em nenhum segundo! Estão sempre alertas, deixam de sair, deixam de aproveitar cada segundo da vida delas para aproveitar cada segundo das nossas vidas. Não estou desmerecendo o trabalho dos pais, mas é que a mãe se torna mãe desde o momento em que descobre que está grávida, enquanto o pai é quando segura o filho nos braços. A mulher que vira mãe muda todas as suas perspectivas: no passado, ela sonhava com o futuro dela, um futuro melhor talvez. Agora, ela sonha com o futuro do seu bebê, desejando com todas as forças que o mundo seja mais justo para ele.

Nós crescemos tão rápido para elas. Elas vêem os anos passarem tão depressa, escolinha primária, ensino fundamental, primeira festa sem os pais, primeiro beijo, primeira namorada, ginásio, ensino médio... E isso vai dando um aperto no coração. Elas dedicaram 18 anos ou mais da vida delas para nos criar e de repente, estamos quase na faculdade. Tem noção de quantas vezes nossas mães tem medo de nos perder, medo de ter errado em alguma coisa? Claro, para nós, elas passam a imagem de confiança, mas quando está sozinha, no silêncio do seu interior, ela pensa em muita coisa que nós não imaginamos.

Agora, avaliemos o nosso lado. Ela vive pedindo para lavarmos aquela louça bem na hora em que está passando "Friends", quer que nós estudemos o dia inteiro, quando o assunto é festa, nos quer o mais cedo possível em casa. Eu explico o que é isso: preocupação. Ela interrompe seu seriado, mostrando que a 'obrigação' vem antes da diversão. No estudo, ela quer mostrar que está ali para cobrar, que espera de você o seu melhor. E quanto as festas, pense comigo: o que você vê nas festas de hoje? Bebida, cigarro, gente que se estressa e cai na porrada, às vezes garotos sem-noção que vem agarrando a menina, um mundo tão cheio de anormalidades que simplesmente virou normal pra gente. Elas já tiveram a nossa idade e sabem muito bem o que nós vamos passar nessa festa. Quando impõem um horário, é só preocaução. Coisas que nós só vamos entender quando formos mães, de verdade!

Bom, acho que já escrevi muito e vou deixar vocês pensando nisso. Assim que você terminar de ler esse texto, vai lá onde sua mãe estiver e dá um abração nela. Ou se ela não tá por perto, manda um SMS ou espera ela chegar. Mãe é a profissão mais complicada que existe e o salário delas é apenas o nosso sorriso. E acreditem: elas não conseguem pensar num salário melhor que esse! Um feliz dia das mães para a mamãe de vocês e para aquelas que são mães, um enorme parabéns pela coragem e pela dedicação aos seus filhos! 

 

* * *

Agora, vou dedicar um espacinho a minha mãe, porque ela merece... Mãe, eu só tenho a agradecer por tudo que eu aprendi com você até hoje. Agradeço uma, duas, milhares de vezes por compartilhar a minha vida com uma pessoa tão especial como você. Você é meu exemplo, é meu porto seguro, é a minha melhor amiga, é tudo que eu poderia imaginar para a melhor mãe do mundo. Saiba que apesar de todas as besteiras que eu falo sem querer, de todas as coisas que eu faço sem pensar, eu não consigo me imaginar sem você por perto. Eu te amo muito, você pode ter certeza que JAMAIS eu vou te deixar esquecer disso. Obrigada, obrigada, obrigada por todos os seus dias dedicados aos meus, por ter abandonado os seus sonhos para viver os meus, por ser incrível, espontânea e única! Feliz dia das mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário